No momento você está vendo O que significa envelhecer?
Foto de Bahram Bayat na Unsplash.

O que significa envelhecer?

O que é o envelhecimento?

Pela definição pragmática dos dicionários, vem a obviedade: “tornar-se velho”. Em filosofia, ele abrange conceitos amplos e abstratos, envolvendo noções humanas como a de existência e finitude. Para a medicina, o envelhecimento humano é um processo normal que compreende as mudanças previsíveis e progressivas que acometem, desde as macromoléculas, até os grandes sistemas do nosso organismo. Esse processo depende de fatores genéticos e ambientais e não ocorre de forma homogênea no nosso corpo. Ou seja, diferentes órgão podem ter diferentes graus de envelhecimento, dependendo dos hábitos de vida que tivemos ao longo dos anos e de como nossos genes interagiram com esses hábitos.

O que acontece com o nosso cérebro?

Após os 65 anos, nosso cérebro diminui de tamanho em aproximadamente 7 mililitros todos os anos. Trazendo esse valor para medidas mais familiares, o órgão que define quem somos encolhe pouco mais de 1 colher de chá anualmente. Associado a isso, ocorre a morte de milhões de neurônios e a diminuição da comunicação entre eles.

Como consequência dessas alterações, mudanças no comportamento, na capacidade de pensamento e na memória também começam a aparecer. A memória de curto prazo é reduzida, o processamento de informações torna-se mais lento, a atenção e concentração diminuem e a capacidade de fixação de novos conhecimentos decresce com os anos. Por outro lado, habilidades que foram aprendidas ao longo da vida e seguiram sendo praticadas podem permanecer estáveis e o vocabulário pode até melhorar com o passar dos anos.

O que fazer para evitar o envelhecimento?

Como a própria definição de envelhecimento já afirma, esse é um processo normal e previsível, que não pode ser impedido. O que podemos fazer, no entanto, é atrasar as manifestações dele no nosso corpo. Para isso, não temos pílulas mágicas ou fontes da juventude: é preciso cuidar diariamente do nosso corpo por meio de uma alimentação balanceada, prática regular de exercícios físico e tratamento rigoroso das doenças que adquirimos ao longo da vida.

Referências:

Schott JM. The neurology of ageing: what is normal?. Pract Neurol. 2017;17(3):172-182.

Wyss-coray T. Ageing, neurodegeneration and brain rejuvenation. Nature. 2016;539(7628):180-186.

George E Taffet, MD. Normal aging. Uptodate. Apr 19, 2019.

Deixe um comentário