A psicogeriatria é uma subespecialidade da psiquiatria e da geriatria que se concentra no estudo, diagnóstico e tratamento de distúrbios mentais e emocionais que afetam os idosos. Ela lida especificamente com questões de saúde mental em pessoas mais velhas, levando em consideração as mudanças físicas, cognitivas e emocionais que ocorrem com o envelhecimento.
Os profissionais de psicogeriatria estão preocupados em ajudar os idosos a lidar com uma variedade de problemas, incluindo:
Perdas cognitivas: Alterações de memória, capacidade de localização, execução de tarefas, velocidade do raciocínio, tomada de decisões e expressão são comuns no envelhecimento e podem ter tratamento.
Demências: As demências são causadas por diversas patologias diferentes, sendo a doença de Alzheimer a forma mais conhecida mas não a única. A identificação da doença de base e o início precoce do tratamento é fundamental para o manejo adequado e um melhor prognóstico.
Depressão: A depressão é outra condição comum em idosos, mas muitas vezes é subdiagnosticada, por seus sintomas serem confundidos com o processo natural de envelhecimento ou outras doenças.
Luto e Perda: À medida que as pessoas envelhecem, enfrentam a perda de entes queridos, amigos e aspectos da saúde. A Psicogeriatria ajuda os idosos a lidar com o luto e a se adaptar a essas mudanças de vida.
Ansiedade: Transtornos de ansiedade, como fobias, ataques de pânico, transtorno obsessivo compulsivo e de ansiedade generalizada, também afetam os idosos e podem ser tratados com abordagens específicas com medicamentos ou psicoterapia.
Transtornos do Sono: O envelhecimento costuma alterar o ciclo sono-vigília levando a insônia ou excessiva sonolência diurna.
Transtornos Neuropsiquiátricos: Além da demência, existem outros distúrbios neurológicos com repercussões psiquiátricas que podem afetar os idosos, como as psicoses tardias, epilepsias, D. de Parkinson, neuropatias, cefaléia e outras dores crônicas, etc. Nestes casos a abordagem multidisciplinar é necessária para lidar com essas complexas questões de saúde mental.
A Geriatria promove um envelhecimento saudável, com qualidade de vida, autonomia e independência para o idoso.
Os tratamentos mais comuns na geriatria envolvem o uso de medicamentos adequados para a idade e a condição do idoso, a orientação sobre hábitos de vida saudáveis (alimentação, exercícios, sono, etc.), a reabilitação funcional (fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, etc.) e os cuidados paliativos (alívio dos sintomas e do sofrimento em doenças incuráveis).
Rua Moreira César, 2650 - sala 1509 - Ed. City Life, Centro, Caxias do Sul/RS
Clique e veja a localização
Entre em contato
Rua Ernesto Zanrosso, 2960 - Santa Catarina, Caxias do Sul/RS
Clique e veja a localização
Entre em contato
Economize tempo! Marque online:
Entre em contato
Atendimento presencial e online.