No momento você está vendo Infecções em Idosos

Infecções em Idosos

As infecções são responsáveis, de forma direta, pela morte de um terço das pessoas acima de 65 anos. Além disso, elas podem causar uma piora das doenças crônicas que essas pessoas já tem, como diabetes mellitus, insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica, entre outros e, portanto, levar a morte dos idosos também de forma indireta.

Porque os idosos são mais propensos a ter infecções?

– Alterações das barreiras físicas contra as infecções, como a pele, os pulmões e o trata gastrointestinal, facilitando a entrada de microrganismos;

– Diminuição na proliferação de células de defesa, como os linfócitos, e diminuição da produção de anticorpos e outras moléculas importantes para o combate aos microrganismos invasores;

– Acúmulo de doenças crônicas como o diabetes mellitus, a insuficiência cardíaca e a doença pulmonar obstrutiva crônica é comum em idosos e contribui para a entrada e proliferação de vírus, bactérias e fungos, além de prejudicar a atuação do sistema imune.

Como são as infecções em idosos?

Diferentemente de indivíduos jovens, a população mais velha tende a apresentar sintomas leves mesmo em casos de infecções graves. São sintomas que podem indicar a presença de alguma infecção em idosos a febre baixa, tosse pouco produtiva, perda do apetite, fadiga, agitação, piora da cognição e confusão mental ou dores inespecíficas.

Como é o tratamento?

Em geral, utilizam-se as mesma medições para tratar as infecções em adultos e idosos. Apesar de normalmente serem usadas doses baixas das medicações em idosos, isso não costuma acontecer com o uso de antibióticos, uma vez que as infecções podem ter consequência muito graves para esses pacientes.

Como é feita a prevenção?

A melhor forma de evitar as consequências das infecções é, justamente, impedindo que elas iniciem. Para isso, é de extrema importância a realização das vacinas conforme o calendário vacinal do idoso. Além disso, a lavagem das mãos e evitar o contato direto com outras pessoas com doenças contagiosas também é uma ótima forma de se prevenir.

Referências:

Lona Mody, MD. Approach to infection in the older adult. Uptodate. May 15, 2019.

Jump RLP, Crnich CJ, Mody L, et al. Infectious Diseases in Older Adults of Long-Term Care Facilities: Update on Approach to Diagnosis and Management. J Am Geriatr Soc 2018; 66:789.

Deixe um comentário